Votel - Eletromecânica Indústria e Comércio

(15) 3243.8690 | (15) 3243.8303
vendas@votel.com.br

Projetos

A Votel executa projetos de painéis elétricos de baixa tensão (painéis CCM, painéis de distribuição, painéis de controle, painéis de instrumentação, painéis TTA/PTTA, painéis a prova de explosão, painéis pneumáticos, painéis especiais, reforma de painéis, adequação às normas NR 10, NR 12, etc, caixas de passagem), instalações elétricas de baixa tensão (industrial, comercial, pública, de serviços, agropecuária, hortigranjeiro, etc), automação industrial, orientada inicialmente pela norma ABNT NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão, assim como demais normas ou legislações especificadas pelo cliente. Para a execução de tais projetos a Votel utiliza, principalmente, o software “EPLAN Electric P8” (http://www.eplan.com.br/index.php?id=51892), que comporta todas as normas internacionais, como, IEC 61346, ANSI, JIC, NFPA e a Russa GOST, contando com o apoio de outros softwares “CAD” e “Office”.

Projetos de painéis elétricos

A Votel executa projetos de painéis elétricos de baixa tensão (painéis CCM, painéis de distribuição, painéis de controle, painéis de instrumentação, painéis TTA/PTTA, painéis a prova de explosão, painéis pneumáticos, painéis especiais, reforma de painéis, adequação às normas NR 10, NR 12, etc, caixas de passagem), orientada inicialmente pela norma ABNT NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão, assim como demais normas ou legislações especificadas pelo cliente. Para a execução de tais projetos a Votel utiliza, principalmente, o software “EPLAN Electric P8” (http://www.eplan.com.br/index.php?id=51892), que comporta todas as normas internacionais, como, IEC 61346, ANSI, JIC, NFPA e a Russa GOST, contando com o apoio de outros softwares “CAD” e “Office”.

Projetos de painéis de controle e automação industrial

A Votel executa projetos de painéis elétricos de baixa tensão (painéis CCM, painéis de distribuição, painéis de controle, painéis de instrumentação, painéis TTA/PTTA, painéis a prova de explosão, painéis pneumáticos, painéis especiais, reforma de painéis, adequação às normas NR 10, NR 12, etc, caixas de passagem), orientada inicialmente pela norma ABNT NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão, assim como demais normas ou legislações especificadas pelo cliente. Para a execução de tais projetos a Votel utiliza, principalmente, o software “EPLAN Electric P8” (http://www.eplan.com.br/index.php?id=51892), que comporta todas as normas internacionais, como, IEC 61346, ANSI, JIC, NFPA e a Russa GOST, contando com o apoio de outros softwares “CAD” e “Office”.

Projetos de instalações elétricas

A Votel executa projetos de instalações elétricas de baixa tensão (industrial, comercial, pública, de serviços, agropecuária, hortigranjeiro, adequação às normas NR 10, NR 12, etc), orientada inicialmente pela norma ABNT NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão, assim como demais normas ou legislações especificadas pelo cliente. Para a execução de tais projetos a Votel utiliza, principalmente, o software “EPLAN Electric P8” (http://www.eplan.com.br/index.php?id=51892), que comporta todas as normas internacionais, como, IEC 61346, ANSI, JIC, NFPA e a Russa GOST, contando com o apoio de outros softwares “CAD” e “Office”.".

Projetos de automação industrial

Projeto de automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares, equipamentos ou dispositivos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e matérias primas, menor emissão de resíduos, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinário para auxiliá-los em seus trabalhos.

Na Votel a maior parte dos Projetos de Automação Industrial são realizados com a utilização de CLPs (Controladores Lógico Programáveis), controladores de temperatura, controladores de nível, sensores, Soft-Starters, Inversores de frequência, relés de segurança, redes industriais (Ethernet, Devicenet, Modbus), etc...

Trabalhamos com diferentes fornecedores, buscando sempre atender as especificações do cliente com o melhor custo x benefício.

Projetos especiais

Nem sempre as caixas, dispositivos ou métodos de projeto e construção padrão da indústria de componentes elétricos, são suficientes para atender as especificações do cliente, como diferentes graus de proteção IP (NEMA), espessura de chapa, ambiente agressivo, pintura especial, material, etc. Assim, a Votel, está preparada para projetar e montar painéis especiais, com as mais diversas características ou especificações determinadas pelo cliente. No projeto desses equipamentos são seguidas todas as orientações da norma ABNT NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão, assim como a NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade e NR-12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

A Votel conta com engenheiros e técnicos qualificados para administrar o desenvolvimento do seu projeto elétrico e de automação industrial, nas mais diferentes aplicações, como instalações elétricas industriais, de instrumentação, automação industrial, Skids de Óleo e Gás, etc...

Laudo de adequação a norma NR 10

As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. (Projeto de painéis)

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além de esquemas unifilares atualizados, no mínimo:

  1. conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
  2. documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
  3. especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
  4. documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
  5. resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
  6. certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
  7. relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.

As empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem acrescentar ao prontuário os documentos a seguir listados:

  1. descrição dos procedimentos para emergências;
  2. certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual;

Esse Prontuário de Instalações Elétricas deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado, ou seja, um Engenheiro Eletricista.

A Votel conta com profissionais qualificados, não só para constituir e manter esse Prontuário de Instalações Elétricas, como também, adequar as instalações elétricas que não sigam as determinações da NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.